- Onda directa: É a onda inicial, com origem no foco sísmico e que não interage com nenhuma superfície de descontinuidade, não sofrendo reflexões nem refracções.
- Onda reflectida: É uma nova onda que se propaga, a partir de uma superfície de descontinuidade em sentido contrário e no mesmo meio em que a onda inicial se estava a propagar.
- Onda refractada: É a onda transmitida, por uma superfície de descontinuidade, para o segundo meio, a maior parte das vezes, com um ângulo diferente
Descontinuidade de Mohorovicic
A descontinuidade de Mohorovičić, também chamada Moho, ou simplesmente Descontinuidade M, é a fronteira entre a crosta e o manto terrestre.
Como o próprio nome indica, esta fronteira é descontínua, variando em espessura e distância da superfície. Esta distância varia de entre 5 km a 10 km no fundo dos oceanos a cerca de 35-40 km abaixo dos continentes, podendo atingir 60 km sob as cordilheirase montanhas mais elevadas. Já a espessura varia de 0,1 km até alguns quilômetros.
As ondas sísmicas sofrem uma variação de velocidade brusca ao atravessarem o Moho.
Descontinuidade de Gutenberg
- 2900 Km de profundidade.
- Zonas de sombra sísmica.
-A partir deste limite as ondas S deixam de se propagar, chamado de zona de sombra sísmica, pois o núcleo externo é líquido e as ondas P diminuem a sua velocidade. Porque?
A zona de sombra sísmica é a zona onde não são detectáveis ondas S, ora, graças a equação
,onde r = rígidez ( nula para líquidos) e d = densidade , conseguimos ver que as ondas S propagam-se com velocidade 0 nos líquidos, ou seja, não se propagam.
Isto permite-nos afirmar que a zona de sombra é originada por uma camada líquida, que intercepta as ondas refractadas pelas restantes descontinuidades.
Descontinuidade de Lehman – fronteira entre o núcleo externo líquido e o núcleo interno sólido).
- Aumento de velocidade aos 5150 Km de profundidade, devido a uma mudança de densidade.
(- A velocidade das ondas é maior em meios sólidos que em meios líquidos.)
0 comentários:
Enviar um comentário