Uniceluridade e pluricelularidade


Unicelularidade:

É o termo que descreve tecidos, órgãos e organismos constituídos por uma única célula. Como, por exemplo, as bactérias ou os protozoários.


Pluricelularidade:

São seres constituídos por muitas células de grande dimensões, como os cogumelos ou os animais.


Distinção entre seres autotróficos e seres heterotróficos

Os seres autotróficos são capazes de sintetizar os seus próprios compostos orgânicos, os seres heterotróficos não têm essa capacidade. Assim, para satisfazer as suas necessidades nutritivas, os seres heterotróficos dependem, directa ou indirectamente, dos seres autotróficos.

Todos os seres heterotróficos requerem os mesmos nutrientes básicos: água, minerais, vitaminas, glícidos, lípidos e proteínas.


A membrana plasmática

A membrana plasmática é uma película que envolve e protege a célula. Ela regula a entrada e saída de substâncias e, através dela, a célula recebe oxigénio e nutrientes e elimina gás carbónico e outras substâncias.

Imagem1

Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular, o citoplasma, e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

A membrana plasmática não é totalmente impermeável, constitui uma barreira selectiva, através da qual se processam trocas de substâncias e energia entre a célula e o meio exterior.


Constituição da membrana plasmática

As membranas são complexos lipoproteicos, constituídos (relativamente ao peso) por 60% a 75% de proteínas e 25% a 40% de lípidos, podendo ainda conter até 10% de glícidos. Esta composição é variável conforme o tipo de célula.

Imagem2

  • As proteínas na membrana plasmática possuem composições funções diversas. Podem ter funções meramente estruturais ou intervir no transporte de substâncias através da membrana. As proteínas presentes na membrana funcionam também como enzimas catalisando reacções que ocorrem na superfície da célula.
  • Os lípidos constituintes da membrana são maioritariamente fosfolípidos. Os fosfolípidos possuem uma parte hidrofílica que tem uma afinidade com a água, e possuem também uma parte hidorfóbica que não tem afinidade com a água).
  • Os glícidos situam-se na parte exterior da membrana.


Estrutura da membrana plasmática (evolução)


OVERTON – 1894: Trabalhando com células vegetais, verificou que as substâncias lipossolúveis eram absorvidas mais rapidamente por estas. Propôs assim que a membrana plasmática seria constituída por lípidos.

LANGMUIR – 1917: Previu que seria constituída por uma camada de fosfolípidos, com uma extremidade voltada para a água e a outra para o ar.

GORTER e GRENDEL – 1925 : Extraíram lípidos das membranas dos glóbulos vermelhos e concluíram que existiam lípidos suficientes para formar uma bicamada lipídica, sendo que as extremidades hidrofóbicas ficaria viradas para o interior e as cabeças hidrofílicas viradas para o exterior.

DAVSON E DANIELLI – 1935: Propuseram que as duas camadas fosfolipídicas estariam envolvidas por uma camada de proteínas, em que as cadeias polipeptídicas se dispunham perpendicularmente às moléculas lipídicas.

DAVSON E DANIELLI – 1954: Propuseram, mais tarde, que as 2 camadas de proteínas apresentavam espaços, de onde a onde, interrompendo a bicamada lipídica – estes poros encontrar-se-iam rodeados por moléculas proteícas que permitiriam a passagem das diferentes substâncias.

SINGER E NICHOLSON – 1972:

Imagem3

Propuseram um novo modelo, designado por MODELO DE MOSAICO FLUÍDO, segundo o qual esta seria constituída por uma bicamada de fosfolípidos com proteínas periféricas ou extrínsecas, dispersas à superfície e com ligações fracas aos fosfolípidos, e proteínas integradas ou intrínsecas, nela introduzidas de forma mais ou menos profunda.
Existem ainda hidratos de carbono na superfície exterior da membrana, ligados a proteínas (glicoproteínas) ou ligados a lípidos (glicolípidos). Estas moléculas estão envolvidas em mecanismos de reconhecimento de substâncias do meio envolvente.

Actualmente, o modelo mais aceite é o de Singer e Nicolson ou Modelo em mosaico fluido.


Movimentos Transmembranares


Osmose – consiste na passagem de água de um meio hipotónico (meio de menor concentração de um soluto), para um meio hipertónico (meio de maior concentração de soluto). Ficando com um meio isotónco (quando a concentração do soluto é igual nos dois meios).

Quando a célula se encontra no meio hipertónico diz-se que esta estáplasmolisada.

A célula quando se encontra plasmolisada o seu vacúolo diminui de volume e o seu citoplasma desprende-se parcialmente da parede celular.

Quando a célula se encontra no meio hipotónico diz-se que esta estátúrgida.

A célula quando se encontra túrgida o vacúolo aumenta de volume e o citoplasma e o núcleo são empurrados contra a parede celular.

Nas hemacias devido ao facto de não terem parede celular por seres um célula animal quando se encontram no estado de turgência explodem. Acontece a lise celular.

A parede celular é um meio de conferir á célula ma maior capacidade de integridade.


Difusão simples - sendo a favor do gradiente de concentração tal como a osmose.


Difusão facilitada – A difusão facilitada é diferente da osmose e da difusão simples porque utiliza uns transportadores de moléculas que são as proteínas apelidadas de permeases.

Esta difusão facilitada ocorre sem que célula gaste energia .


Transporte Activo – ocorre com o gasto de energia por parte da célula.

Esta energia encontra-se armazenada na célula na ATP que é utilizada nas proteína transportadoras para fazer passar molécula para o interior da célula contra o gradiente de concentração sendo que o caso mais estudado seja a bomba de sódio e potássio.


Transporte de partículas


Endocitose - a endocitose mediada por receptor é um processo de endocitose em que macromoléculas entram na célula, ligadas a membrana das vesículas de endocitose.

Endocitose

Pinocitose - constitui um processo semelhante no qual as substancias que entram na célula é substâncias dissolvidas ou fluidas pelo que as vesículas são de menores dimensões.


Fagocitose - a célula imite prolongamentos, denominadas pseudópes, que englobam a partícula, formando uma vesícula, fagocítica que se destaca da membrana para o interior do citoplasma. As vesículas assim formadas fundem-se, geralmente, com lisossomas, dando origem a vacúolos digestivos, onde se dá a digestão das substâncias fagocitadas. A fagocitose constitui o processo digestivo de muitos organismos unicelulares, como a amiba, mas também pode ser observado em células animais, como nos macrófagos do sistema imunitário.


Endocitose-mediada-por-um-receptor - consiste na ligação de uma molécula extracelular a um receptor na membrana celular. Estes receptores, igualmente constituintes da membrana, estão muitas vezes associados à proteína do citoplasma denominada clatrina que forma uma depressão na membrana; quando um receptor se liga a uma molécula, a depressão aumenta até se transformar num vacúolo rodeado de clatrina, que entra na célula.

Imagem4

Comparação entre fagocitose (A), pinocitose (B) e endocitose por receptor (C)


Exocitose - é o processo inverso á endocitose, no qual as células libertam para o meio extracelular substancia armazenadas em vesículas. No processo de exocitose, as vesículas de secreção fundem-se coma membrana plasmática, libertando o seu conteúdo para o meio extracelular.

Endocitose e Exocitose


Ingestão, digestão e absorção de alimento


Nos organismos unicelulares, todo o processo de obtenção, digestão e distribuição dos nutrientes é efectuado pela célula. Na maioria dos organismos heteretróficos multicelulares, o processamento de alimentos até que estes possam fornecer os seus constituintes para que sejam utilizados pelas células engloba a insgestã, a digestão e a absorção.

  • a ingestão: consiste na entrada dos alimentos para o organismo
  • a digestão: é o conjunto de processos que permite a transformação de moléculas complexas dos alimentos em moléculas mais simples
  • a absorção: consiste na passagem dos nutrientes resultantes da digestão para o meio interno.

Este conjunto de processos tem lugar nos organismos multicelulares.

Digestão intracelular

A digestão intracelular ocorre no interior das cavidades resultantes da fusão de vesículas endociticas com lisossomas. As cavidades resultantes são designadas por vacúolos digestivos. Graças as enzimas digestivas dos lisossomas as moléculas complexas existentes nos vacúolos são decompostas noutras moléculas mais simples. Estas moléculas são utilizadas pela célula, os resíduos da digestão são expulsos para o exterior por exocitose.


Digestão extracelular

A digestão extracelular pode ocorrer fora do corpo ou em cavidades digestivas que, apesar de não se entrarem dentro do organismo, fazem parte do meio externo, pois não são mais do que prolongamentos desse meio para o interior do corpo. Nestas cavidades são lançados sucos digestivos que contem enzimas, que actuam sobre os alimentos, transformando-os em substâncias mais simples, capazes de serem absorvidas.


Sistemas digestivos

clip_image002 Exemplos de sistemas digestivos

Sistema digestivo completo – o alimento progride de forma unidireccional, dado existir uma estrutura oral, a boca, com funções de ingestão do alimento e progride até ao ânus cuja função é permitir, a egestão dos resíduos resultantes da digestão e que não foram absorvidos.

clip_image003clip_image005

Exemplos de sistemas digestivos completos

Absorção de nutrientes no intestino delgado Humano- As moléculas simples resultantes da digestão são então absorvidas. Esta absorção é eficiente devido á enorme superfície da parede intestinal, resulta do grande comprimento do intestino e da existência de pregas cobertas por vilosidades. Por sua vez, as células do epitélio intestinal possuem microvilosidades, que aumentam ainda mais a superfície de absorção.

clip_image006 Intestino delgado

clip_image007 Corte transversal do intestino delgado humano


Sistema digestivo incompleto- não se verifica a existência de ânus, pelo que existe um único orifício que desempenha funções de boca, e simultaneamente é a via para a eliminação de resíduos do processo digestivo.[1]

clip_image009

Tubo digestivo da planaria

0 comentários:

Enviar um comentário

Entre no nosso livro de visitas aqui!

Sobre este e-portfolio

Este blogue ou e-portfolio foi construido, de modo a resumir a matéria de Biologia e Geologia...

Foi construido por Gonçalo e André Santos...

Este e-portfolio contém toda a matéria de biologia e geologia do 10 ano e do 11 ano, a qual nos foi dada pela maravilhosa professora Elvira Monteiro.

Biografias dos autores: