Atmosfera – É formada pela camada gasosa que envolve os outros subsistemas. É possível distinguir na atmosfera diversas camadas, tendo em consideração a variação da temperatura, a pressão e a composição.
Biosfera – Inclui o conjunto dos seres vivos que povoam a Terra. Os seres vivos interagem activamente com os outros subsistemas
Geosfera – É representada pela parte sólida, quer superficial quer profunda, sendo o subsistema de maiores dimensões. Embora o núcleo externo esteja no estado líquido este também faz parte da Geosfera. A zona mais externa da Geosfera é a Litosfera, constituída pela crosta e pela parte superior do manto. As rochas e os solos fazem parte desta.
Hidrosfera – A presença de água líquida abundante na Terra é uma das características que faz dela um planeta especial. A hidrosfera é constituída pelos reservatórios de água que existem na Terra: oceanos, rios, lagos, glaciares, calotes de gelo e águas subterrâneas.
Existem três tipos de sistemas:
- Sistema isolado – não existe troca de matéria nem de energia. Na Natureza não existem sistemas completamente isolados.
- Sistema fechado – ocorre intercâmbio energético através dos seus limites, mas não há troca de matéria.
- Sistema aberto – ocorre intercâmbio de energia e de matéria através das respectivas fronteiras.
O caso da Terra:
A Terra estabelece trocas energéticas com o Universo. Recebe energia provinda do Sol, que é utilizada em vários processos biológicos e geológicos, e transfere energia para o Espaço sob a forma de energia térmica. O intercâmbio de matéria da Terra com o exterior é, na actualidade, diminuto e insignificante, quando comparado com as dimensões do nosso planeta. Pequenas quantidades de hidrogénio e de hélio soem na atmosfera devido à sua baixa densidade e escapam para o Espaço.
0 comentários:
Enviar um comentário